Parcerias

Parceria principal:

O projeto traDUS é uma iniciativa da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA. Nossa principal parceria é com o Ministério das Cidades. 
Em 2020, quando iniciamos, a parte da estrutura do Ministério das Cidades estava dentro do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR) e foi de lá que o Projeto traDUS nasceu. Das reflexões feitas pela Coordenação Geral de Apoio à Gestão Regional Urbana - CGDRU.

A CGDRU era uma unidade do MDR vinculada à Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano - SMDRU.

Hoje a Coordenação e a equipe técnica que acompanha as ações do traDUS estão no Ministério das Cidades, recriado em 2023.

Clique aqui para acessar o portal da UFERSA.

Clique aqui para acessar a página oficial do Ministério das Cidades. 

Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA tem sua sede em Mossoró, no Rio Grande do Norte, e conta com mais 3 campi no interior potiguar: Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros.  

A Ufersa foi fundada em 1967 e é reconhecida como um importante centro nas áreas das ciências agrárias, engenharias, saúde, computação, arquitetura e ciências sociais aplicadas.

Atualmente, a instituição oferece 46 cursos de graduação, 18 programas de pós-graduação e possui mais de 13 mil estudantes. A UFERSA incentiva sua comunidade acadêmica  a levar oportunidades e transformação para o semiárido brasileiro.

A Ufersa está em pleno desenvolvimento com atividades que relacionam ensino, pesquisa e extensão universitária. E é neste contexto que a universidade desde 2014 promove o Núcleo de Extensão Acesso à Terra Urbanizada, da qual o projeto traDUS faz parte.  

Ministério das Cidades

O Ministério das Cidades foi criado em 2003 e é responsável pela política de habitação no Brasil. Esse Ministério tem como objetivo combater as desigualdades sociais, transformar as cidades em espaços melhores para as pessoas, ampliar o acesso à moradia, saneamento e transporte. 

As ações do Ministério das Cidades são pensadas para apoiar os 5.570 municípios brasileiros na melhoria da qualidade de vida da população.
A estrutura do Ministério das Cidades entre 2019 e 2022 estava fundida ao Ministério de Integração Nacional e transformadas no  Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), ministério que acompanhou o início do Projeto TraDUS.

Em 2023, o Ministério das Cidades é recriado e é pra lá que a parceria com o Projeto traDUS se estabelece.

Clique aqui para acessar a página oficial do Ministério das Cidades. 

Parcerias para o Desenvolvimento Urbano Sustentável 

Parcerias para o Desenvolvimento Urbano Sustentável - Projeto ANDUS

O Projeto ANDUS - Apoio à Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável no Brasil - é uma ação de cooperação técnica entre o governo brasileiro e o governo alemão. No Brasil, o Ministério do Desenvolvimento Regional é o responsável político pelo projeto e implementa o projeto junto com a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH. O Projeto ANDUS é financiado pelo Ministério Alemão do Meio Ambiente, Proteção da Natureza e Segurança Nuclear (BMU) na Iniciativa Internacional do Clima (IKI) e apoiado pelo Ministério Alemão do Interior para Construção e Pátria (BMI). O objetivo do projeto ANDUS é apoiar estratégias e processos para o Desenvolvimento Urbano Sustentável no Brasil.

Acesse o portal oficial do Projeto ANDUS clicando aqui

REDE para o Desenvolvimento Urbano Sustentável - ReDUS

A Rede de Desenvolvimento Urbano Sustentável - ReDUS - oferece espaços qualificados para que pessoas e organizações do campo do desenvolvimento sustentável possam interagir. O objetivo da rede é criar e fortalecer a colaboração para influenciar e construir agendas e soluções para desafios urbanos das cidades brasileiras.

É uma iniciativa apoiada pelo Ministério de Desenvolvimento Regional  - MDR, no âmbito do Projeto ANDUS, junto com as parcerias da FNP - Frente Nacional de Prefeitos - e da Aliança pela Inovação e Sustentabilidade  - Instituto Humanize, Instituto Arapyaú, Fundação Brava e Fundação Tide Setubal.

Estas organizações se uniram para estruturar uma rede de conhecimento formada por pessoas como nós! Profissionais, pessoas responsáveis pela gestão pública (nacionais, estaduais e municipais), pessoas que trabalham com ensino e pesquisa, representantes de classe, do terceiro setor e da sociedade civil organizada e pessoas interessadas no tema. Somos nós que formamos, fortalecemos e potencializamos a “comunidade da ReDUS”.

Para tanto, a plataforma online da ReDUS viabiliza as seguintes atividades da comunidade: colaboração (encontros, conexões, etc), organização de informações (sistematização, atualização, etc), visibilidade (veiculação, comunicação, etc) e registro (repositório de informações e boas práticas).

A ReDUS facilita:

- Compartilhar experiências;

- Conhecer e debater casos e práticas inovadoras;

- Mobilizar profissionais em torno de agendas estratégicas;

- Realizar processos colaborativos efetivos;

Cliqui aqui para acessar a página oficial da ReDUS. 

Saiba mais sobre acessando a página da ReDUS no portal do MDR, clicando aqui

 

Compartilhe esta página.
Footer