Objetivos

Muito prazer, nós somos o Projeto TraDUS!

Somos uma iniciativa da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Em nossas ações contamos com o apoio do Ministério das Cidades. Nossa parceria no MDR é com a Coordenação-Geral de Apoio à Gestão Regional e Urbana (CGDRU-MDR).

Nosso nome vem da mistura das nossas ideias principais.

TraDUS = traduzir + DUS (Desenvolvimento Urbano Sustentável)

O projeto surgiu da nossa  vontade de ampliar as discussões sobre Desenvolvimento Urbano Sustentável, DUS.  Surgiu também porque acreditamos que é preciso envolver nessa conversa as pessoas que vivem nas nossas cidades.

Entendemos que Traduzir representa a nossa missão: comunicar, capacitar e oferecer ferramentas para ajudar pessoas e instituições a construírem cidades melhores, de forma coletiva. Para que a nossa e as futuras gerações possam viver melhor no meio urbano.

Acreditamos que reconhecer, ampliar e fortalecer saberes e práticas é um passo fundamental para melhorar o dia a dia das nossas cidades. No Brasil, somos mais de 5.500 cidades. Cada um desses municípios tem suas potencialidades e desafios. Entre esses desafios, um dos maiores é garantir qualidade de vida para a sua população.

Para nós, o conhecimento é a chave para unir pessoas e instituições na promoção do Desenvolvimento Urbano Sustentável (DUS).

O Desenvolvimento Urbano é Sustentável quando as cidades são pensadas para o bem comum e para reduzir desigualdades. Esse  pensamento guia as ações do Projeto traDUS.

O planejamento das cidades brasileiras tem seus velhos e conhecidos desafios. Porém, esses desafios estão em constante revisão. A vida nas cidades é dinâmica. Novos olhares e novas perspectivas sobre questões urbanas precisam ser integrados na busca pelo desenvolvimento urbano sustentável. Isso fica bem evidente quando pensamos na emergência das questões ambientais e no impacto disso na mudança do clima.

Fica claro também quando pensamos nas transformações digitais e no impacto da tecnologia nas nossas vidas. Ou quando pensamos no envelhecimento da nossa população e em como nossas cidades precisam ser preparadas para isso. Todas essas coisas, além das grandes desigualdades sociais que vivemos, da falta de moradia, água, esgoto, segurança, devem ser pauta do planejamento das nossas cidades. Novos e velhos desafios devem considerados na construção de caminhos e compromissos para o futuro.

Por aqui, acreditamos que o principal compromisso deve ser: trabalhar por cidades melhores, com qualidade de vida para todas as pessoas.

A cidade é o nosso assunto! É sobre isso que queremos conversar com quem também se interessa pelo tema das cidades: da criança à pessoa adulta, da pessoa que estuda à que ensina, da equipe municipal à liderança comunitária. Queremos aproximar gente diversa, das diferentes regiões do país. 

Por aqui procuramos utilizar uma linguagem simples e acessível. Estaremos com você através de nossos 5 eixos de atuação:

 
Pensando e agindo em conjunto, nós podemos transformar nossas cidades!

Compartilhe esta página.
Footer