Objetivos

Muito prazer, nós somos o Projeto TraDUS!

Somos uma iniciativa da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Em nossas ações contamos com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Nossa parceria no MDR é com a Coordenação-Geral de Apoio à Gestão Regional e Urbana (CGDRU-MDR).

Nosso nome vem da mistura das nossas ideias principais.

TraDUS = traduzir + DUS (Desenvolvimento Urbano Sustentável)

O projeto surgiu da nossa  vontade de ampliar as discussões sobre Desenvolvimento Urbano Sustentável, DUS.  Surgiu também porque acreditamos que é preciso envolver nessa conversa as pessoas que vivem nas nossas cidades.

Entendemos que Traduzir representa a nossa missão: comunicar, capacitar e oferecer ferramentas para ajudar pessoas e instituições a construírem cidades melhores, de forma coletiva. Para que a nossa e as futuras gerações possam viver melhor no meio urbano.

Acreditamos que reconhecer, ampliar e fortalecer saberes e práticas é um passo fundamental para melhorar o dia a dia das nossas cidades. No Brasil, somos mais de 5.500 cidades. Cada um desses municípios tem suas potencialidades e desafios. Entre esses desafios, um dos maiores é garantir qualidade de vida para a sua população.

Para nós, o conhecimento é a chave para unir pessoas e instituições na promoção do Desenvolvimento Urbano Sustentável (DUS).

O Desenvolvimento Urbano é Sustentável quando as cidades são pensadas para o bem comum e para reduzir desigualdades. Esse  pensamento guia as ações do Projeto traDUS.

O planejamento das cidades brasileiras tem seus velhos e conhecidos desafios. Porém, existem novas questões que devem ser integradas na busca pelo desenvolvimento urbano sustentável. Questões ambientais, mudança do clima, transformações digitais, desigualdades de gênero e raça, também devem ser encaradas pelo planejamento das nossas cidades. Novos e velhos desafios devem ser considerados na construção de caminhos e compromissos para o futuro. Somente assim, será possível construir cidades melhores, com qualidade de vida para as pessoas.

A cidade é o nosso assunto! É sobre isso que queremos conversar com quem também se interessa pelo tema das cidades: da criança à pessoa adulta, da pessoa que estuda à que ensina, da equipe municipal à liderança comunitária. Queremos aproximar gente diversa, das diferentes regiões do país. 

Por aqui procuramos utilizar uma linguagem simples e acessível. Estaremos com você através de nossos 5 eixos de atuação:

 
Pensando e agindo em conjunto, nós podemos transformar nossas cidades!

Compartilhe esta página.