CartaProjeto traDUS participou do “Bate-Papo com CNM” sobre ações inovadoras de educação e comunicação públicas para municípios inteligentes

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) realizou nesta sexta, dia 25 de março, mais um “Bate-Papo com a CNM”. A transmissão foi feita pelo canal TV Portal CNM, no YouTube. A Live abordou a temática Ações Inovadoras de Educação e Comunicação Públicas para Municípios Inteligentes.

Participaram do evento além da arquiteta e urbanista Lauren Cavalheiro, Coordenadora Técnica do Projeto TraDUS; Jeovane Ferreira, Técnico em Diversidade Étnico-Racial da Secretaria Municipal de Horizonte, no Ceará; Rômulo Aldo, Assessor de Gestão das Políticas Educacionais do Município de Horizonte, Ceará; e Mônica Serafim, Analista de Educação Municipal da CNM.

O debate começou com a apresentação de Rômulo Aldo, Assessor de Gestão das Políticas Educacionais do Município de Horizonte, Ceará, falando da inserção dos alunos no mundo virtual devido a pandemia. Segundo ele, houve um esforço por parte da comunidade escolar para garantir o ensino e o acompanhamento desse ensino para crianças e jovens. Rômulo também enfatizou a importância de um comitê intersetorial que existe no município de Horizonte onde busca integrar as ações de várias secretárias em prol de soluções para a população.

Já o Técnico em Diversidade Étnico-Racial da Secretaria Municipal de Horizonte, Jeovane Ferreira, abordou que o seu município, com cerca de 70 mil habitantes foi o primeiro do estado do Ceará a aderir ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial contribuindo para a implementação de políticas públicas e de mais acesso às minorias. Um exemplo prático que Jeovane abordou foi a campanha de vacinação contra a Covid 19 que em Horizonte priorizou a aplicação em comunidades quilombolas, de ciganos, etc.

 Mônica Serafim, Analista de Educação Municipal da CNM, trouxe para o debate o desafio da transformação digital nas cidades. Ela orientou gestores municipais, principalmente da área de educação, a se apropriar das legislações para alcançar um patamar mais pleno de município inteligente. “A vontade do gestor não é dele, mas sim da legislação que precisa ser seguida”, enfatizou.

Já Lauren Cavalheiro, em sua apresentação, destacou que o projeto traDUS nasceu da ideia de promover ações de educação urbana, disseminar conteúdos e conversar com diferentes públicos sobre Desenvolvimento Urbano Sustentável. “Queremos falar com quem já está pesquisando e trabalhando sobre esse tema, incluindo gestores, gestoras, técnicos, técnicas, pesquisadoras, pesquisadores. Mas também queremos conversar com o público que vivencia a cidade, e que às vezes não está envolvido nas discussões. Então a gente se preocupa em produzir conteúdos em uma linguagem simples e acessível”, reforçou Lauren.

Ela explicou que além da Campanha com publicações nas redes sociais, o projeto ainda tem outros eixos como a capacitação, com cursos à distância e gratuitos; o SEMEIO, voltado às crianças; o de ferramentas digitais e um específico sobre a transformação digital nas cidades.

“Um dos enfoques desse eixo é aproximar o conteúdo da Carta Brasileira para Cidades Inteligentes, seu conceito, os objetivos e recomendações e contribuir para que municípios a utilizem a partir de seus contextos e realidades, tema que se relaciona com este evento, que busca fomentar o debate das transformações digitais e seus impactos”, complementou.

Lauren encerrou convidando o público a acompanhar os primeiros cursos sobre o tema da Carta Brasileira para Cidades Inteligentes e outro sobre o Desenvolvimento Urbano Sustentável. “Nossa intenção é preparar as pessoas para lidar melhor com essas questões e se colocar de uma maneira melhor na própria atuação”.

Acompanhe o evento na íntegra AQUI.

Compartilhe esta página.