CartaFGV lança framework para estimular implantação de Cidades Inteligentes e Sustentáveis no brasil

A Fundação Getúlio Vargas, em parceria com a Cisco, apresentou, no último dia 31 de março, no Youtube, o webinar "O Caminho para Cidades Inteligentes no Brasil: O Papel da Infraestrutura de Conectividade". O evento buscou sensibilizar integrantes das esferas pública, privada e da sociedade civil, sobre a relevância da infraestrutura de conectividade multisserviços para concretizar as Smart Sustainable Cities no Brasil.

Durante o webinar, foi apresentado um framework para estimular oportunidades de investimento em Infraestrutura de conectividade multisserviços para habilitar a implantação de Cidades Inteligentes e Sustentáveis no Brasil.

O Documento apresenta o passo-a-passo estratégico, passando por etapas necessárias para a implementação da infraestrutura de conectividade na realidade urbana brasileira, com foco em aspectos sobre importância jurídica, econômica e de política pública.

De acordo com o próprios autores, o framework está alinhado com a definição de Cidades Inteligentes fornecida pela “Carta Brasileira para Cidades Inteligentes”, onde na Carta, Cidade Inteligente é definida como cidades comprometidas com o desenvolvimento urbano e a transformação digital sustentáveis, visando questões econômicas, ambientais e socioculturais, que atuam de forma planejada, inovadora, inclusiva e em rede, possibilitando promover o letramento digital, a governança e a gestão colaborativa que utilizam a tecnologia para solucionar problemas concretos e criar mais oportunidades.

O framework tem como um de seus propósitos ajudar a implementar os objetivos da carta, especialmente o objetivo estratégico número 2, que fala sobre acesso à internet para todas as pessoas, além disso, ele pode ser relacionado a outros objetivos da Carta, conforme citado no próprio documento:

“A Carta dá o passo inicial para essa sistematização. Ela contextualiza as ações e discussões no cenário brasileiro. É um primeiro documento aglutinador de iniciativas. Deve ser vista como um “produto-mãe” que vai gerar “produtos-filhos” a partir de ações da rede de pessoas e de instituições ligadas ao tema.”

Neste sentido, se faz necessário reunir esses produtos relacionados à temática da Carta e Cidades Inteligentes, proporcionando um fácil acesso e facilidade de consulta para a população.

Acesse a versão completa ou a versão pocket do framework clicando aqui.

Assista à gravação do Webinar clicando aqui.

Compartilhe esta página.