CampanhaCidades e Crianças: uma combinação inspiradora no mês que se comemora a infância

No mês em que se comemora o Dia das Crianças, o projeto Tradus destaca a experiência do Plano Diretor do Brincar, o PDB de Jundiaí, município do interior de São Paulo, pioneiro em planejar a cidade com a participação de jovens e crianças.

O Plano Diretor de Jundiaí é uma forma de planejamento que apoia a transformação das cidades em ambientes mais amigáveis para as crianças e jovens.

Desde 2017, isso já vem acontecendo na cidade com a implementação da Política Municipal da Criança,  favorecendo o acesso e ocupação de espaços públicos seguros, que promovam a mobilidade, o contato com a natureza e a interatividade ao público infantil. O Plano Diretor do Brincar é a soma do Plano Diretor com o Plano Municipal da Primeira Infância.

Iniciado com criação de um Grupo de Trabalho composto por crianças e equipe de diversos setores da prefeitura, que acompanhou a criação do projeto Rotas Seguras e Ruas Temporárias para o Brincar, duas iniciativas destinadas à melhoria da circulação de crianças entre os equipamentos públicos disponíveis.

Hoje o município conta com um Comitê de Crianças composto por 12 meninos e 12 meninas. É o olhar das crianças sobre intervenções urbanísticas e de infraestrutura para alcançar uma forma inovadora de pensar a ocupação e o acesso à cidade. 

     Comitê das Crianças — Foto: Prefeitura de Jundiaí/Divulgação

Outra iniciativa do Plano Diretor do Brincar de Jundiaí é o projeto “Ruas de Brincar”, uma ação que busca incentivar junto às crianças e adultos o resgate às brincadeiras de rua. A Prefeitura de Jundiaí disponibiliza cavaletes estilizados, com desenhos do artista italiano Frato e com a frase “Perdoem o transtorno. Estamos brincando por vocês”, que indicam o espaço da Rua de Brincar.

Crianças se divertindo no projeto 'Ruas de Brincar' — Foto: Prefeitura de Jundiaí/Divulgação

O exemplo do PDB de Jundiaí estará presente na série “Não deixe que decidam por você” relacionado ao tema de Cidades Democráticas, Participativas e Educadoras que será tratado no mês de novembro nas redes sociais do Projeto traDUS . Acompanhe!

Clique aqui para acessar o site da Prefeitura de Jundiaí e conhecer mais sobre o projeto. 

 

Compartilhe esta página.