CartaPublicação descreve método para que os municípios possam verificar nível de desenvolvimento em cidades inteligentes

Com informações do CTI

O Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer - CTI, de Campinas (SP), lançou o livro digital "Cidades Inteligentes e Sustentáveis: uma metodologia para avaliação e diagnóstico de nível de maturidade de cidades". A publicação digital gratuita descreve método para que os municípios possam verificar seu nível de desenvolvimento no contexto das cidades e, assim, otimizar as ações para a transformação das condições de vida na localidade.

A publicação foi organizada pelas pesquisadoras Cleide de Marco Pereira, Cátia Muniz e Ângela Alves. O trabalho apresenta uma síntese dos principais resultados alcançados pelo Sistema de Avaliação de Cidades Inteligentes Sustentáveis - Sisacis, projeto nacional que propõe um modelo de maturidade para esses municípios.

O livro digital conta com dez capítulos e reúne publicações derivadas do projeto iniciado em 2019 pelo CTI Renato Archer, em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento Regional e com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Os capítulos são assinados por pesquisadores especialistas na área, tais como, Márcia Regina Martins Martinez, Erico Przeybilovicz, Clarissa Fernanda Correia Lima Loureiro, dentre outros.

Os pesquisadores do CTI identificaram que a maioria das cidades brasileiras — por conta da sua diversidade — não consegue se encaixar nos modelos de maturidade já existentes nos países mais ricos. Foi identificado que esses modelos de maturidade consideram as cidades a partir de seu plano estratégico de cidades inteligentes.

Também foi notado que a grande maioria das cidades brasileiras não possui esse plano e nem tem conhecimento de como elaborá-lo. Com isso, os modelos de maturidade utilizados no mundo não ficam adequados às cidades brasileiras e não auxiliam os municípios nacionais a encontrar um caminho que modifique a situação.

O modelo desenvolvido está alinhado à Carta Brasileira para Cidades Inteligentes, no seu objetivo estratégico “8 - Construir meios para compreender e avaliar, de forma contínua e sistêmica, os impactos da transformação digital nas cidades”.

O tema de “Cidades e Comunidades Sustentáveis” é um dos 17 grandes objetivos da agenda de desenvolvimento sustentável definida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para 2030. Cidades sustentáveis e inteligentes podem ser instrumentos de grande importância para alcançar vários objetivos estabelecidos pela ONU nas áreas de saúde, educação, saneamento, preservação dos recursos e inclusão.

Acesse a publicação AQUI!

Acesse a Carta Brasileira para Cidades Inteligentes.

Compartilhe esta página.