Sem categoriaLançamento da plataforma Sistema de Informações Geográficas - SIG - Entrevista com André Gonçalves

Nas próximas semanas vamos lançar por aqui nosso Sistema de Informação Geográfica (SIG). É uma plataforma que  faz parte das   Ferramentas Digitais desenvolvidas por nós do Projeto traDUS.  O SIG une tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) ao Desenvolvimento Urbano Sustentável.

Entrevistamos o pesquisador e geógrafo André Gonçalves, coordenador da equipe do SIG, para ele nos contar sobre essa plataforma, qual a sua importância para ações de desenvolvimento urbano sustentável. Queremos que você, que nos acompanha por aqui, fique por dentro desse assunto.

Pergunta: André, explica para gente afinal o que é o SIG e para que serve esse sistema?

André: O “SIG” é um sistema de informação geográfica na web que reúne diversas informações sobre o território representadas por meio de mapas.

A proposta é reunir e organizar informações relevantes contendo uma interface com o usuário, possibilitando a entrada e integração de dados, funções de processamento gráfico e de imagens, além do armazenamento e recuperação de dados, organizados sob a forma de um banco de dados geográficos. Também estarão disponíveis mapas de infraestrutura, tipos de moradia , bacia hidrográfica,  topografias, com imagens satélites e tabelas, um retrato dos dados e da diversidade de acesso aos serviços urbanos das regiões brasileiras.

Pergunta: Como o SIG pode melhorar ou facilitar o Desenvolvimento Urbano?

André: Através dele as informações são organizadas de forma dinâmica e interativa facilitando a compreensão, dando maior agilidade e eficácia na tomada de decisões, tanto na elaboração quanto no monitoramento de políticas públicas voltadas ao tema. 

Pergunta: Como a população pode participar ou interagir nessa plataforma?

André: Ela está disponível na internet e pode ser acessada tanto no computador quanto no celular. Existe o canal de comunicação que permite entre outras coisas, esclarecer eventuais dúvidas, realizar sugestões, indicar algum problema com a plataforma ou informações inseridas nela.

4 – Poderia citar algum exemplo de sucesso de aplicação do SIG aqui no Brasil ou em outros países?

André: A tecnologia que permite a construção dessa plataforma é bastante difundida hoje em dia. Contudo, o diferencial do “SIG” é a facilidade para se adaptar a diferentes dispositivos, inclusive o ambiente mobile, por utilizar, sobretudo softwares livres, o que reduz os custos de sua implementação e manutenção.

Aprendeu um pouco sobre a plataforma? Um lugar que reúne informações sobre nossas cidades, ajudando a compreender melhor dados sociais, técnicos e relacionados a disponibilidade de serviços. Mais uma ferramenta desenvolvida pela nossa equipe para ajudar gestoras, gestores, pesquisadoras e pesquisadores e qualquer pessoa interessada no tema. E o melhor de tudo é que será de acesso simples, aqui mesmo pelo nosso site e será possível visualizar inclusive pelo celular. Caso ainda existam curiosidades, entre em contato com nossa equipe através do e-mail tradus@ufersa.edu.br  que teremos o prazer de responder.

A página do SIG está em etapa de construção e logo você poderá acessá-la clicando aqui.

Compartilhe esta página.