PNDUConferências Livres: debates para a sociedade civil propor ações aos Objetivos de Desenvolvimento Urbano Sustentável

O ano de 2021 foi marcado pela realização do processo participativo da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, a PNDU. 

Dentre as ações que se destacaram, estão as Conferências Livres realizadas durante o mês de agosto e setembro. Um espaço de discussão com a sociedade civil que reuniu organizações, coletivos, cooperativas e movimentos sociais de todo o país para construir propostas de Objetivos de Desenvolvimento Urbano Sustentável, os ODUS.

Os ODUS são a agenda para orientar o que a população brasileira quer para as cidades nos próximos 10, 20, 30, 50 anos. Esses Objetivos funcionam como faróis que vão guiar as ações conjuntas do poder público e da sociedade para termos cidades melhores. Já a PNDU funciona como um conjunto de instrumentos para chegar até os ODUS.

As Conferências Livres foram planejadas e executadas por organizações da sociedade civil. O Ministério do Desenvolvimento Regional selecionou organizações e suas propostas de Conferências, considerando como critérios: 

- Instituições representantes das cinco regiões do país; e

- Grupos socialmente minorizados, como mulheres, pessoas negras, pessoas com deficiência, indígenas, povos tradicionais e a comunidade LGBTQIA+.

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e instituições parceiras apoiaram as conferências por meio de treinamento sobre métodos colaborativos e modelos de material gráfico.

Compartilhe esta página.