CampanhaCampanha do Projeto TraDUS estimula população a participar das decisões nas cidades brasileiras

O Projeto TraDUS, uma iniciativa da Universidade Federal Rural do Semi-Árido em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional(?), começou 2023 com mais uma campanha visando estimular a participação de moradores nas decisões das cidades brasileiras.

Com um tema bem convidativo - “Bora participar das decisões sobre sua cidade?” – a campanha faz uma espécie de chamado para a população exercer o direito à cidadania nos momentos de decisões. As peças, disponíveis no Instagram do projeto, iniciam mostrando o exemplo da Constituição de 1988 que foi construída por muitas mãos e sugestões. De acordo com as postagens, para formular a nova Constituição, foram distribuídos cinco milhões de formulários pelo país, coletadas 72.719 sugestões, além de 12 mil ideias de instituições e da classe política.

A campanha informa e traz exemplos de iniciativas que deram e ainda dão certo em algumas cidades do país. Na primeira postagem do ano, foram mencionadas algumas prefeituras que adotam a estrutura da participação popular antes de tomar as decisões, como é o caso de Boa Vista/RR, Sobral/CE, Recife/PE, Pelotas/RS entre outras.  

A lei 10.257, conhecida como Estatuto das Cidades, obriga que as prefeituras convidem a população para participar das decisões sobre o futuro de suas cidades. Isso se chama Gestão Democrática.

Em outras postagens, a campanha mostra a importância de projetos e associações no desenvolvimento de iniciativas e políticas públicas para as cidades. Também foram apresentados exemplos de como a participação popular e a educação urbana conseguem melhorar o cotidiano das cidades.

Veja o que já foi postado sobre a campanha acessando o Instagram do Projeto TraDUS, clicando aqui. 

Compartilhe esta página.