CartaAcesso à internet ainda é uma realidade distante para um quarto da população brasileira

O acesso à internet virou algo essencial nas relações pessoais e, principalmente, na dinâmica profissional. Hoje não dá mais para pensar em empresas e organizações sem o acesso a rede mundial de computadores. A pandemia de Covid19 deixou ainda mais clara essa necessidade de conexão. Mas para 46 milhões de brasileiras e brasileiros, o mundo virtual ainda é uma realidade distante, segundo dados da pesquisa da TIC Domicílios de 2020.

A internet facilita o acesso a serviços públicos, consultas médicas, cadastramento em programas de auxílio do governo. É por isso que esse benefício é considerado um direito básico das pessoas!

É por essa importância que a Carta Brasileira para Cidades Inteligentes, disponível aqui também no Projeto Tradus, traz o acesso à internet como o objetivo número 2 do documento.

Esse objetivo fala sobre garantir o acesso à internet de qualidade para todas as pessoas. Além disso, cidadãos e cidadãs devem ter acesso às novas ferramentas tecnológicas e devem ser capacitadas para lidar com elas. Não basta apenas acessar a internet, a pessoa deve ter meios para usá-la!

Mesmo em cidades que proporcionam à população qualidade em conexão, não há garantia que existam políticas públicas para incluir essas pessoas social e digitalmente.

Acompanhe os objetivos da Carta Brasileira para Cidades Inteligentes aqui no site do Projeto Tradus e também no nosso Instagram!

Compartilhe esta página.